O governador do estado de São Paulo João Doria (PSDB) disse dia 29 de janeiro que a construção do trecho norte do Ferroanel terá início neste ano e levará 4 anos para sua conclusão. Ele assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Infraestrutura do governo federal para viabilizar a concessão ferroviária. A estimativa do valor da obra é da ordem de R$ 3,5 bilhões, só do governo federal.
O Ferroanel Norte será um ramal ferroviário de 53 km de extensão, atravessando os municípios de São Paulo, Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba, seguindo o traçado do Rodoanel. O ferroanel possibilitará que os trens de carga tenham uma via exclusiva e deixem de compartilhar os trilhos com os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Dos 53 km do ferroanel, 12 km são relativos a 42 pontes e viadutos, 17 km são túneis e 23 km em terraplanagem.
Além de reduzir o intervalo entre os trens de passageiros, ele permitirá, entre outros benefícios, a movimentação de cargas do interior do estado para o Porto de Santos, a retirada em médio prazo de 2,8 mil caminhões por dia das estradas, e a movimentação de milhões de toneladas de cargas.
O governador João Doria disse que “com certeza absoluta a obra terá início ainda neste ano”. “Já em março, a expectativa é de que possamos anunciar a data do início da obra, mas com certeza absoluta terá início neste ano. O prazo de execução é de 48 meses, a contar com o investimento”, disse.
O que permitiu a promessa do governador foi o encontro com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que disse em entrevista coletiva terem definido a “provisão da infraestrutura por meio da iniciativa privada” em reunião nesta noite.
“A assinatura desse protocolo de intenções era o passo que faltava para a gente colocar na rua a consulta pública a prorrogação antecipada do contrato da MRS. Este contrato de concessão ferroviária vai proporcionar os recursos para que a gente possa finalmente viabilizar a construção do Ferroanel Norte de São Paulo, que é um empreendimento aguardado há mais de 40 anos pelo estado”, afirmou.
“É o uso da criatividade. Nós vamos usar recursos privados, nós vamos usar outorga para viabilizar empreendimentos de infraestrutura”, disse o ministro, acrescentando que o contrato se refere “ao valor devido pela utilização da infraestrutura por mais 30 anos”.
MSO Equipamentos®
CONSULTORIA E TREINAMENTOS TÉCNICOS
Somando conhecimento para multiplicar seus resultados.
www.msoequipamentos.com.br
O mercado global de veículos autônomos deve chegar a US $ 1 milhão este ano, com uma taxa de crescim...
PEQUIM (Reuters) – A mineradora brasileira Vale anunciou nesta terça-feira a inauguração de um...
O desenvolvimento de uma nova família de produtos inteligentes jumbo para mineração levou à entrega ...
O governador do estado de São Paulo João Doria (PSDB) disse dia 29 de janeiro que a construção do tr...
Chicago – A Caterpillar elevou nesta segunda-feira previsão de resultado para o ano depois que o luc...
Joanesburgo/Londres – A mineradora brasileira Vale busca vender cobalto ainda não explorado por cent...
Orgulho de ser brasileiro!