Os investimentos públicos e privados realizados nos últimos anos nos portos da Bahia estão dando resultados cada vez mais positivos. Segundo dados da Secretaria de Portos, a movimentação de cargas nos portos baianos foi recorde em 2014, com destaque para o de Aratu, que movimentou um total recorde superior a 6,4 milhões de toneladas, num crescimento de 11,5% em relação a 2013.
O balanço final do exercício de 2014 antecipado pela Secretaria de Portos também registra recordes de movimentação de carga nos portos de Salvador (mais de 4 milhões de toneladas, 9,7% a mais do que em 2013) e de Ilhéus (506 mil toneladas, crescimento de 27,8%).
“Atingimos esse resultado, porque adotamos uma política de atuação conjunta do poder público e a iniciativa privada em defesa do segmento portuário baiano. Ao mesmo tempo, nos portos públicos, desenvolvemos uma estratégia comercial agressiva, que nos possibilitou atrair para a Bahia a produção de outros estados e a diversificação dos produtos da nossa pauta de operação” explicou o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem promovido importantes investimentos no setor portuário brasileiro. Em Salvador, por exemplo, o PAC investiu R$ 980 milhões desde 2009, para empreendimentos como a construção da Via Expressa, e a dragagem e ampliação do quebra-mar.
“Os investimentos realizados tornaram o Porto de Salvador atrativo e competitivo, eliminado por completo o tempo de espera para atracação, além da maior agilidade na operação, em função da modernização dos seus equipamentos”, disse Rebouças.
Do total investido no porto de Salvador, R$ 800 milhões são do setor público, incluindo R$ 450 milhões para a Via Expressa, R$ 100 milhões da dragagem e R$ 98 milhões para a obra de ampliação do quebra-mar, já licitada e com início previsto para março de 2015.
Veja fotos de obras do PAC em portos em nossa página no Flickr.
De acordo com o seu 11o. Balanço, o PAC concluiu importantes obras como a ampliação dos molhes do porto do Rio Grande (RS); ampliação e adequação do terminal Salineiro do porto de Areia Branca (RN); dragagem de aprofundamento no porto de Santos (SP); e a ampliação do píer principal do porto Vila do Conde (PA). Segundo a Secretaria de Portos, esses investimentos melhoraram o fluxo de cargas, reduziram filas e o tempo de espera, e ampliaram a capacidade de recebimento de cargas.
A movimentação de cargas nos portos públicos e terminais de uso privado (TUPs) no Brasil aumentou em 10% em 2014, num total de 40 milhões de toneladas.
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